Nossos cardápios possuem a proporção ideal de carnes desossadas, carboidratos, vegetais, vísceras e complementos. Vamos falar um pouquinho de cada uma delas.

Carnes desossadas

As carnes fornecem a principal fonte de proteínas. Ao contrário de nós humanos que conseguimos aproveitar bem as proteínas de origem vegetal, os cães precisam de alimentos de origem animal para conseguir maior nível de proteína sem sobrecarregar os rins, já que um percentual baixo dos alimentos de origem vegetal é aproveitado e o coeficiente de proteína que não é assimilado pelo corpo é eliminado, sobrecarregando os rins.

Vísceras

Também conhecidas como miúdos ou órgãos, essa categoria é uma importante reserva de vitaminas e minerais para os cães e a balanceia os nutrientes ingeridos pelo seu cão.  Vitaminas e minerais não são produzidos pelo corpo e precisam ser inseridos na alimentação. O fígado, por exemplo, é a fonte mais concentrada que existe de vitamina A, que ajudam na saúde dos olhos, da pele e na imunidade, além de conter vitaminas C, D, E, K, minerais selênio, manganês, zinco e ferro, todas as vitaminas do complexo B, em especial B2, B3, B5, biotina, ácido fólico, B12, colina e inositol. Viu como é essencial ter vísceras na dieta? E ainda ia esquecendo de falar que também tem um pouco de ácidos graxos ômegas-3 e 6.

Vegetais

Importante fonte de fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. Além disso, existe presença de vitaminas, minerais e fitonutrientes que combatem doenças degenerativas, como o câncer, e previnem o envelhecimento.

Carboidratos

Fornecem energia (amido), fibras, minerais, vitaminas e fitoquímicos. Nas nossas delícias encontramos por exemplo o inhame, que é ótimo para eliminar toxinas do sangue, e a batata doce que é fonte de vitaminas e reforça a imunidade.

Complementos

Até as mais bem preparadas dietas, com ingredientes selecionados de excelente qualidade necessitam alguma adição de complementos. Eles fornecem nutrientes difíceis de ser encontrados em alta concentração ou que são perdidos no processo de cozimento, ou no congelamento e descongelamento dos alimentos.